segunda-feira, junho 11, 2007


Dia dos caolhos do olho direito

Na maior parte dos lugares onde o dia dos namorados é comemorado, é comemorado em fevereiro no dia 14. A data que existe desde o século 19, foi introduzida no Brasil na década de cinqüenta adivinhem por quem? Por um publicitário, claro. Só podia ser.

João Doria, o publicitário, criou um slogan de apelo comercial que dizia: “não é só com beijos que se prova o amor”. É claro, sr. Doria! Uma bela prova de amor seria também um lindo Cross Fox na minha garagem, e de quebra um chocolatinho da Compenhagem pra dar uma adocicada no impacto e na emoção. Quem sabe um jantar no Coxilha dos Pampas, com um vinho fino e uma noite de amor do Savana também não cairiam nada mal, claro que vestida em um vestido de seda, também prova de amor, muito amor.


Diz-se que é provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época pobre em festas comemorativas que alavanquem as vendas do comércio de presentes. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes que, desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data.


Então aqui no Brasil é assim: lucrou virou feriado, virou data! Eu estranho ainda que não tenham inventado o dia dos caolhos do olho direito... o que é uma pena, visto que os caolhos do olho direito representam 0,5% da população brasileira. Como eles ficariam contentes em ter um dia só pra eles, e nesse dia as óticas lucrariam uma taxa per capita de 2,9%. Um slogan bacana seria: “Veja a vida com outros olhos”.


Bom, mas voltando ao que interessa e enquanto não inventam mais data legais, vale a pena dizer que João Doria tinha por trás do seu coração gelado de publicitário uma boa intenção. A de criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados - comemorado nos Estados Unidos em fevereiro.
São Valentino foi um padre martirizado em Roma, no ano 270 d.C. A ligação de seu nome aos namorados deve-se ao fato de a data coincidir com o dia de um antigo Festival da Fertilidade. O evento, uma festa pagã, era realizado na Antiga Roma. Lá, dedicava-se o dia aos deuses Lupercus e Juno, protetores dos casais. A troca de presentes entre os namorados já era um hábito naquele tempo.


Muita ironia São Valentino, ser padre. Coitado! Pra quem ele dava presente nessa data? E pior: São Valentino já ganhou presente de alguém nesse dia?


O que eu acho é que graças a tecnologia, hoje se pôde constatar o óbvio: o dia dos namorados assim como o dia de muitos e muitas, foi criado diretamente para aumentar o ciclo do capitalismo já nos anos 50. Hoje, graças a João Doria, os shoppings estão em polvorosa, cobertos de corações vermelhos e tranqueiras vermelhas. Contudo, o respeito, a lealdade e por que não dizer o amor, ficaram esquecidos na gaveta de presentes antigos e não mais usados, porque amor não enche barriga e nem acrescenta a ostentação.


Nenhum comentário: