segunda-feira, abril 21, 2008


Ser solteiro é uma consumação, ou seria uma opção?


Duas mulheres têm influenciado minha vida: Bridget Jones e Carrie.

Jones, ao meu ver, é mais significativa. Mais relxada, não sabe tudo e é bem desajeitada. Para quem não conhece, ela é personagem de um best seller que virou filme "O Diário de Bridget Jones" e depois o livro "Bridget Jones: entre o limete da razão".

Carrie, personagem do seriado Sex and City, tem classe, compra sapatos caros, toma drinques em lugares da moda, diferentemente de Jones, que é mais idealista, prefere Chardonay a sapatos caros, e nada como um bom Silk Cut. O que é isso? Bebeidas e cigarros.

Eu, uso óculos quebrados, tenho um estilo peculiar, gosto de tênis exóticos, blusa branca e jeans, não vou somente a lugares da moda, e adoro bebeidas e cigarros.

Entretanto, há uma coisa que eu e as duas personagens temos em comum. E para não dizer apenas nós três, com certeza, mais um monte de meninas, mulheres, senhoras: somos "encalhadas".

Ambas, têm trinta e pouco. Eu tenho vinte e pouco, mas pelo que me parece estou quase chegando aos 40. Experiência, experiência.

Mas há de se dizer, que somos encalhadas pela sociedade, porque para nós, somos solterias, e nos orgulhamos muito. Apesar disso, a busca contínua por alguém a quem possamos envelhecer ao lado, é um fato.

Há que a cultura americanizada, criou um esteriótipo em que as mulheres chegam há uma certa idade em que têm que se casar. E isso, fez com que alguns escritores (as) criassem certas personagens que fogem desse padrão.

Mas pessoal! Eu não sou uma personagem! Eu existo e aqui vos escrevo. Essa cultura machista de que mulheres profissionais geralmente são solteiras é uma constante.

Não do ponto de vista feminista, mas de um ponto de vista bilateral, a perca de valores que o homem enfrenta é algo de se entender, eles não são mais os mesmos. Perderam muito seu valor com a modernização, e depois de algumas invenções, os homens não são tão mais úteis para muitas coisas, quais eu mesma posso fazer. Eles mesmos perderam seu valor, quando alguns de seus representantes, desrespeitaram e machucaram, algumas das nossas representantes.

No entanto, queremos alguém que nos ame e nos respeite acima de tudo. E não alguém para trocar a lâmpada ou levar o lixo pra fora. Queremos alguém com valor.

Ser solteira nos dias de hoje, é tema da atualidade, mas há de se entender, que ser solteiro seja mulher ou homem é uma consumação. É muito difícil se relacionar.

Enquanto eu fico solteira, uma coisa é certa: sozinha eu não irei ficar pois, Bridget Jones e Carrie me farão compania, pelo menos na minha imaginação, livros e televisão.

Nenhum comentário: