terça-feira, maio 27, 2008


Água com chuchu

No Novo dicionário Aurélio Século XXI – que digamos de passagem pesa alguns três quilos – a palavra Insosso está classificada como:


Insosso – [do latim insulsu] adj. 1 Sem o sal preciso; insulso. 2 Sem tempero;
enjoativo. 3 Diz-se da alvenaria assentada sem argamassa (...)


Comentando com uma grande analisadora das palavras estávamos pensando sobre como essa palavra nos incomoda. Quando digo nos incomoda, digo que ela se tornou incômoda para mim naquele momento, foi naquela sexta feira outonal que ela (a palavra) passou a me incomodar; afinal, amigo é amigo, tornamos as suas revoltas, as nossas!
O Insosso é o famoso “xoxo”, sem graça. O adjetivo insosso, para começar, é assim como uma pessoa insossa: é transitiva indireta. Ou seja, pessoinha mediana, mais ou menos, desengraçada. Indireta.
Daquelas que se você pergunta: - “Frango ou peixe?” Ela responde: - “Qualquer coisa tá bom.”
Oras picar alhos! - “Eu quero caaarne! De preferência mugindo, muuuuuuuuu!!!”
Outra característica comum entre a palavra e a pessoa insossa, é a flexão: para variar o verbo, você precisa de um outro auxiliar, pois “insossar” não existe, existe “tornar insosso”. A pessoa no caso, como não tem atitude comportamental, precisa de alguém para decidir por ela, se vai frango ou peixe, se vai amarelo ou cinza.
Imaginem agora aquela feijoada do titio sem tempero? Qual a graça? Ou você acha que os escravos quando criaram a feijoada criaram-na sem aquele louro ou aquela pimentinha cultivados na senzala?
É pessoas bonitas... sem sal, alho e manjericão não dá!
Gente insossa é triste. Principlamente aqueles que escrevem insosso com quatro “s”: inssosso! Oh que horror! Esse além de insosso, é um assassino da língua portuguesa!

- Vamos para onde? - Pergunta a namorada.
- Ah morzinho, qualquer lugar pra mim tá bom! - responde o namorado.
- Insosso! Vá você então pra p#*& que pariu! - desabafa cruelmente a namorada.


Outra curiosidade, é que insosso também significa alvenaria sem argamassa. As paredes ficam feias sem argamassa... seriam feias pessoas insossas? Bom sei lá, não vem ao caso atribuir características de uma parede insossa a uma pessoa insossa.
Mas uma coisa é certa, o verbo, o adjetivo e a pessoa insossa significam literalmente a mesma coisa. A falta de alguma coisa. Seja sal, flexão ou atitude, o insosso tem que se mexer. Do contrário virará uma sopa de água com chuchu.

Blogs relacionados
http://insossa.blogspot.com – para os insossos
http://pitadadesal.wordpress.com – para os temperados
http://wikifood.blogspot.com – para um e para outro, e para nenhum nem outro.

Nenhum comentário: