quarta-feira, novembro 26, 2008

Vida de universitário?

Estava eu há poucos minutos em uma reunião de pauta, e um dos temas propostos foi "vida universitária".
É... o tema de um programa de tv inteiro, sobre a fantástica vida dos universitários.
Uma das presentes defendeu a idéia, relatando sobre a vidinha do universitário que sai da cidade natal ou onde mora com papi e mami, mora longe deles (ui), tem que lavar roupa e casa. Aí eu penso: todo mundo tem que fazer isso, isso não é vida de universitário, é A vida.
Se ele quer estudar, siga seu caminho; vire adulto e não universitário. Dividir casa? Conheço gente que não estuda e precisa dividir casa porque não tem grana. E aí? Isso torna a vida dele, "vida de sem grana"? Vida de pobre mesmo... o que torna a vida do universitário tão digna de um programa? O fato de a maioria ser despreparada e ser sustentada pelos pais? Ou a questão de não darem valor às próprias aulas, e muito menos às questões sociais?
O problema, na minha opinião, é que num país sem a mesma igualdade de oportunidade, inclusive no mundo acadêmico das universidades, o universitário vira um rótulo. Um rótulo com a embalagem vazia na maioria dos casos.
Bom, mas que seja... defendi o que eu penso, e continuo defendendo... minhas pesquisas para o programa com o tema que abordo agora, virão cheias de dados que comprovem a vida ilusória e vergonhosa da maioria dos universitários no Brasil.

Nenhum comentário: