sexta-feira, fevereiro 19, 2010

PARADOXO DO TEMPO

Tem quem pense ontem. Não almeja maravilhas e nem sofre por antecipação. Fica estagnado de passado, vivendo de lembranças mortas, paradoxalmente vivas na memória. Sobrevive de filmes clássicos, roupas com naftalina e bolachas Maria. Não acerta mais o relógio e pulsa lento em direção contrária. Pouco nítido e antiquado. Mas vive assim, de ontens e carnavais pulados.
Tem quem pense agora. Não revive momentos felizes ou aprende com os erros. É frio e calcula o próximo passo pensando que, amanhã já é, paradoxalmente, agora. Sobrevive do segundo, do impulso e da rotina. Café amargo também. Relógio consultado toda hora. Mas, porém, contudo, todavia... Doravante! Assiste pessoalmente. Encaixa-se aqui entre o período de maior ou menor duração, compreendido entre o passado e o futuro; o tempo atual. Vive assim numa cisterna de memórias perdidas.
Tem quem pense amanhã. Supõe que agora não importa e ignora o passado. Pense à frente dos pensamentos lapsos. Sofre, paradoxalmente, por antecipação – porque sofre agora o que virá amanhã. No tempo que há de ir encontra seu porto seguro. Sobrevive de planos, quitações e férias da empresa. Unhas também contam. O relógio está adiantado para não perder a hora. A hora que virá - insônia. Traçou a carreira pra vida toda e está comprometido em cumpri-la.
Balancear o tempo e viver com suavidade. A máxima de que a felicidade é uma boa saúde e memória fraca, deturpa. É sim, preciso lembrar. Não de tudo, mas daquilo que só quem viveu considera importante. O resto, é saber aproveitar a chance agora, para que amanhã se tenha uma boa saúde.

7 comentários:

Thiago Capodeferro disse...

Confesso que sou nostálgico e que as vezes meapego demais ao passado. Não lido bem com mudanças, e Darwin jádizia que quem sobrevive não é o mais firte mas sim o que se adapta melhor a elas. Nesse caso, to perdido.

Mas nos últimos anos melhorei bastante nesse sentido, só recorro ao passado quando o presente me dá uma rasteira. Ai eu me refugio em alguma coisa boa que vivi para retomar o fôlego e continuar a caminhada

Antônio Moura disse...

Ainda não consegui alcançar o equilíbrio. Vivo intensamente o aqui, agora. É tudo o que tenho. Ontem já foi e amanhã ainda não chegou...
Gostei muito do blog. Deliciosa leitura. Você escreve muito bem. Abração!

Roma disse...

Credo !!!!!!!!!!
Me senti um velhote ao me deparar com certas coisas que faço
!!!!!!!!!!

É são delirios cotidianos que todo o dia recomeçam e recomeçam e recomeçam
!!!!!!!!!

:)

Gostei do teu Blog e vou seguir

Abraços do Sul

\o

Amélie Poulain disse...

Oi Anandha, tudo bem?

Tb sou jornalista... em qual assessoria de imprensa vc trabalha?

Faça uma visinha no meu blog...

Um beijão :0)

Amélie Poulain disse...

Entre o ontem e o amanhã... muito difícil encontrar o meio termo - o hoje.

Geraldo Brito (Dado) disse...

Interessente!

Tiago Éric de Abreu disse...

adorei tua ironia.