quarta-feira, abril 01, 2009

JOVEM QUE É JOVEM

Divagando sobre o monte de idéias e sistemas comportamentais que a sociedade exige do jovem, eu estava pensando... hoje eu tenho 23 anos e ainda tenho meu pé na "porra louquisse", na causaria, no sentimento revolucionário de chamar a atenção.
A militante Patrícia Galvão, a Pagu, com a mesma idade que eu, era presa em 1933, como a primeira mulher a ser presa no país por motivos políticos. Por que? Porque queria chamar a atenção em prol de uma causa ideológica.
Nessa atualidade, desfavorecida de apoio a qualquer tipo de ideologias e num momento que o ser social deve amadurecer precocemente, é difícil contentar gregos e troianos quando se quer chamar a atenção.

Por um lado, é crítico e muito difícil chamar a atenção da juventude usando a inteligência, já que a maioria dessa população não recebe orientação necessária para desenvolve-la de forma criativa. Ou seja, a educação e semeação da cultura por aqui, vai de mal a pior.
Por outro lado, diante da sociedade conservadora, é complicado chamar a atencão com os recursos disponíveis por ela. Com o pouco de cultura que nos é oferecido, é preciso batalhar. E um pouco de vodka sem gelo, por favor. Entre um show "ingresso livre" e alguma dose de tequila as ideias fluem melhor...

É impossível revogar bom comportamento aos 23 anos, o auge da juventude; idade de militância, em que é preciso chamar atenção. No entanto, esse círculo miúdo de incentivos, e diante de uma sociedade acomodada, meu exemplo serve para ilustrar milhares de outros jovens que, por falta de um incentivo maior, entregam suas batalhas em causas perecíveis.
Ainda, me resta - ou me sobra - que ao menos, por parte da minha família, incentivo intelectual não faltou. Mas e àqueles que nem com isso podem contar, pois permanecem imóveis dentro da sociedade, indo em frente, sem rumo... sem estímulos protestantes e voz ativa?

Uns com certeza, estão criando poemas e transformando em música... desenhando paredes, transformando em arte e outras formas de chamar atenção... Mas outros, estão se enraizando cada vez mais na ameaça dos desvios.
Álcool e drogas, alto índice de criminalidade entre jovens cada vez mais jovens. É tudo tão gritante que me assusta. A realidade é minha aliada.

Mas o fato é: jovem que jovem tem que chamar a atenção. Senão, já não jovem...

Alguém por favor, ajude-nos! (e encha meu copo com mais três dedos de vodka, por favor.)

6 comentários:

Gil LUIZ MENDES disse...

"Mas o fato é: jovem que jovem tem que chamar a atenção. Senão, já não jovem..."

Ok! chamar atenção é uma coisa bem jovem. Porém, vejo hoje jovens querendo chamar só por chamar. Uma rebeldia Fake, que inclusive nem quer ser rebelde, apenas quer chamar atenção.

Anandha Correia disse...

não discordo. mas acredito também na falta de orientação...

Jonathan Flexa disse...

olá moça
inspirado no seu texto e outras fontes toquei na imagem revolucionária dos em meu último post.

agradeceria sua visita...

Marcelo disse...

Anandha,
pode me chamar de "velho", mesmo eu tendo 34 anos. Você esta certa quando se pensa com uma cabeça jovem. Por sinal, vc demonstra ser bem madura. Sobretudo, eu também pensava assim. Mas a vida meu deu muita porrada e ainda vai dar mais. Depois que voce tomar "porradas da vida" verá que as coisas não são exatamente como pensa hoje.

Adorei o seu Blog.

Leia o meu Blog. É sobre o dia-a-dia de Detetives Particulares que investigam TRAIÇÕES. O meu Blog é http://blog.detetiverj.com.br.

Deixa um comentário.

OBS: add meu blog e deixa eu add o seu?

Abraços!
Marcelo

Unknown disse...

Oi Anandha, Tudo bem?

Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Oficina de Loucurinhas.

As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009.O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

No ano passado, a Emília Chacom, também da UNIDERP, foi uma das finalistas e ficou em 9º lugar.

A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

As inscrições podem ser feitas no site:

www.concursocnn.com.br

Acompanhe ainda as novidades no Blog:

http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

Obrigada pela atenção.

Patricia Perez

Unknown disse...

Esqueci de te dar meu e-mail de contato, vai agora: patricia@ichimps.com.br

Obrigada!