quinta-feira, agosto 21, 2008

Implicações do Sofrimento

Sofrimento é uma palavra que envolve vários verbos. Tolerar, suportar, agüentar. Admitir, permitir, consentir. Diz que sofre, aquele que é vítima de, experimenta ou passa por alguma situação desagradável. Sente dor física ou moral. Experimenta prejuízos; decai, declina. Padece com paciência. Sacrifica-se. Reprime-se.
Mas sofrimento é um sentimento muito delicado. Muito mais do que qualquer verbo possa definir.
Quando sofro, sofro porque penso. Sofro porque lembro. Sofro porque houve mal.
Sofro pelo passado brilhante, sofro pelo passado caótico. Pelo futuro incerto.
Sofrer envolve mais verbos. Envolve doar, perecer, chorar.
Envolve meu corpo e minha alma. Envolve minhas artérias, meu cabelo, minha identidade.
Se hoje sofro, é porque embora com final triste, o acontecido foi lindo. Se agora penso, é porque nasci com a dádiva de pensar.
Sofrimento, rima com pensamento. E os meus pensamentos estão se desmoronando, estão acuados, estão longe... Longe de serem os mesmos positivos e alegres, porque agora, só me restaram as pressões e o trabalho.
Sofrimento, quando lhe falta alegria, motivação.
Sofrimento maior do que o parto. Maior do que de tatuagem. Porque sofrimento é uma dor maior. Uma amputação da alma; como se lhe arrancassem um pedaço imprescindível dela, o qual não permite que você viva mais como antes.
Porque o pensamento vai longe, e o meu está por aí... inclusive acho que os perdi, embaixo de algum livro, ou dentro de uma garrafa de mau humor.
Meu sofrimento me faz preguiçosa. Quero deitar e ficar definhando como que em estado terminal.
Não me deixa, me desanima, desatina, não tolera... qualquer manifestação de felicidade.
Mas sei que não sou a única a sofrer nessa história. E é isso que me faz sofrer ainda mais.

Um comentário:

Marcos disse...

Oi Anandha!
Acabei de conhecer seu blog e gostei muito dos seus posts. Estou comentando exatamente neste aqui porque meu último post tb fala sobre sofrimento. Já te linkei no meu.

Abs,

Marcos (www.brancasnuvens.wordpress.com)